quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Histórico



A Vila de Paranapiacaba é um grande marco histórico do Município de Santo André e do Estado de São Paulo. Construída em decorrência da expansão da estrada de ferro Santos-Jundiaí, registra um período da história brasileira, no século XIX, de forte influência da cultura britânica, cujo legado é revelado, entre outros aspectos, na arquitetura e na tecnologia empregada na engenharia.
Encravada na Mata Atlântica, a ocupação da área se deu por volta de 1860 com a implantação da via férrea da São Paulo Railway. Em 1874, foi inaugurada a Estação do Alto da Serra, posteriormente denominada Paranapiacaba, que, em tupi-guarani, significa “de onde se avista o mar”.
Com o término das obras, a Vila se transformou em residência de operadores e mantenedores do tráfego ferroviário, tendo sido ampliada para suprir a demanda habitacional gerada pela duplicação do sistema funicular. Concluído no final de 1901, esse sistema era movido por máquinas fixas e tracionado por meio de cabos, ideal para suplantar os acentuados desníveis do terreno.
As funcionalidades de seu projeto de urbanização foram consideradas inovadoras para a época. As casas eram divididas hierarquicamente, conforme as funções exercidas pelos funcionários: casas geminadas de quarto em madeira, usadas pelos ferroviários casados; casas dos engenheiros, avarandadas, inicialmente feitas em madeira e, depois, em alvenaria, consideradas de alto padrão; e as casas dos solteiros, que eram alojamentos simples, em madeira, dotados de dormitórios, sanitários, chuveiros e pequena cozinha.
A Vila de Paranapiacaba é um atrativo turístico peculiar, que guarda a história e os registros desse tempo. Em 1987, foi tombada pelo Patrimônio Estadual (CONDEPHAAT); em 2000, pelo World Monument Fund como Tesouro Cultural Mundial; em 2002, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; e, em 2003, pelo Patrimônio Municipal (COMDEPHAAPASA).
Deverá, em breve, ser reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, devido ao expressivo parque ferroviário, um dos mais relevantes exemplos da tecnologia inglesa do século XIX. A estação é utilizada, atualmente, para o turismo ferroviário.
Além dos atrativos históricos, arquitetônicos e culturais, a Vila está localizada em um recanto ambiental úmido e montanhoso, muito próximo ao litoral paulista, que mantém uma parcela significativa da Mata Atlântica, um dos mais ricos biomas mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário